Você está visualizando atualmente Estagnação – A ilusão do falso confortável

Estagnação – A ilusão do falso confortável

Estagnação (falso confortável)

Vamos começar com um exemplo que você provavelmente já ouviu: “Quando um sapo é colocado em uma panela com água fervendo, ele pula fora, mas se ele for colocado em uma panela com água fria e deixar aquecer, ele permanece lá até morrer.”

É exatamente isso que vai acontecer com sua empresa se você não “pular fora” no sentido de movimentar o seu negócio com o mesmo ímpeto de quando abriu a empresa.

Normalmente, no segundo ano da empresa, o cansaço acaba batendo, pois só quem empreende sabe a pressão financeira e psicológica que existe tentando te travar. Pessoas que gostam de você não entendem sua opção, e frases como “arrume um emprego”, “isso não vai dar certo”, “é muito arriscado”, “qual garantia você tem?” fazem parte do seu primeiro ano de empresa.

Porém, no segundo ano, já começamos a enxergar um pouco o potencial da empresa, pois provavelmente você conseguiu manter por 12 meses aquilo girando, dando já um pouco de lucro, e nesse momento começa a aparecer o “falso confortável” que gera a estagnação.

Isto é, vendo que já está lucrando, você acaba projetando que as coisas vão evoluir sozinhas, que você pode desacelerar um pouco que está tudo encaminhado. Esse é um dos piores enganos da trajetória do empreendedor. Sinto lhe informar, mas nos primeiros 5 anos a dedicação precisa ser diferenciada, pois você está lutando por uma pequena parte do mercado. Qualquer ponto de pausa pode fazer você sucumbir e realmente, igual nosso amigo sapo, “morrer”.

De acordo com o Sebrae, 25% das empresas fecham em até dois anos e 50% não resistem ao terceiro ano.

Leia mais em: https://vocesa.abril.com.br/empreendedorismo/como-nao-quebrar-o-seu-negocio

Tudo bem, já sabemos disso, mas e agora, como evitar a estagnação? Só de você ter tomado a consciência que não quer ficar estagnado já se trata de 50%. O segundo e o terceiro ano da empresa são vitais para ser inserido no mercado e começar realmente a criar laços com clientes. Portanto, a divulgação e o networking se tornam ainda mais importantes. Nesse momento, um dos focos do seu negócio (após 12 meses de empresa aberta) é além de conquistar novos clientes, ter um atendimento com foco em fidelizar o seu cliente atual e gerar indicações.

O poder da indicação positiva é muito forte para fortalecer uma marca no início da trajetória. E um dos diferenciais hoje em dia, por incrível que pareça, é: Tratar bem seu cliente, responder de forma rápida às suas insatisfações, ter empatia e cumprir prazos. SIMPLES ASSIM! Muitas empresas hoje em dia pecam em não dar retorno e não cumprir prazos. A falta de comunicação na era digital é absurda! E assim como o poder das indicações positivas, as indicações negativas podem DETONAR sua empresa, ainda mais sabendo que uma indicação negativa vale por dez positivas.

Para evitar a estagnação posso mensurar aqui alguns pontos importantes para trabalhar nesse segunda ano de empresa:

  • Acelere o ritmo na área comercial e de divulgação
  • Aumente seu ciclo de network e parceiros comerciais
  • Melhore seu formato de atendimento ao cliente
  • Faça ações para sugerir indicações de seus clientes fiéis
  • Régua de e-mails de relacionamento (e-mail marketing com foco em fidelizar)
  • Analise as reclamações de seus concorrentes diretos para se diferenciar
  • Invista em conhecimento de gestão

Esses são alguns pontos que entendo ser mais importantes trabalhar no segundo ano da empresa, para que seu ritmo não desacelere e você consiga chegar ao terceiro ano mais forte para encarar um dos pontos mais importantes na sua jornada.

Fugir da escassez.

Deixe um comentário